3 dicas de como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas


Todos sabemos que o marketing é indispensável para as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, afinal o marketing gera demanda e impulsiona a empresa no mercado, criando visibilidade para a marca, porém para pequenas empresas em específico geralmente é um grande desafio pois a verba para esse tipo de processo é pequena, mas nem por isso se torna impossível fazer um bom marketing.


Com criatividade, competência e conhecimento de mercado e do público-alvo podemos tornar isso possível em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Seguem abaixo três dicas de como fazer isso dar certo com pouco dinheiro:

1° Comece planejando:

O primeiro passo antes de impulsionar sua marca é planejar, pois sem planejamento nenhuma estratégia se sustenta por muito tempo. Então comece olhando para o mercado, veja quais são suas necessidades e saiba identificar oportunidades e possíveis ameaças ou contratempos, é interessante também colocar metas e objetivos. 2° Pesquisa de mercado: A internet oferece várias ferramentas e plataformas gratuitas ou de baixo custo para pesquisas de mercado algumas delas como:

Google Analytics: é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site ou blog, com ele você poderá entender o comportamento dos visitantes que navegam pelo seu site ou blog;

Google Trend’s: com essa ferramenta é possível saber o que as pessoas mais estão procurando na internet, pelas palavras chaves utilizadas nas pesquisas da população;

IpeaData: essa ferramenta permite conhecer melhor os índices sociais e econômicos voltados para sua região de atuação;

Opinion Box: com essa ferramenta você pode elaborar formulários de pesquisa conforme suas necessidades, e esse formulário é enviado para um público bem variado de pessoas que se cadastram previamente para responderem em troca de brindes da sua empresa, dessa forma além de responderem sua pesquisa você já demonstra seu produto;

SEMRush: essa ferramenta concilia a possibilidade de analisar palavras chaves com outras funcionalidades e relatórios sobre o mercado.

Com essas ferramentas torna-se possível traçar um panorama sobre o mercado e assim chegar à conclusão de qual será a melhor estratégia de marketing para seguir para sua empresa.

3° Redes Sociais, Google Meu Negócio e Lista de E-mails: - Redes sociais são gratuitas e de fácil acesso, além de já terem se tornado parte de nossas rotinas, mas para impulsionar sua marca pelas redes sociais você deve saber interagir e prender a atenção do público, movimente suas redes sociais e ofereça conteúdos interessantes para atrair mais seguidores. - Lista de E-mails: Monte uma lista com os e-mails de seus principais clientes, isso gera um melhor aproveitamento do seu tempo além de ser uma ótima forma de chegar até o seu cliente. - Google Meu negócio: e por último liste seu negócio no Google , lembre-se quem não é visto não é lembrado, o Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta gratuita do buscador que permite que seu negócio apareça nas buscas, além de poder colocar fotos, endereços e telefone, os seus usuários podem fazer comentários e assim gerar mais visibilidade e engajamento para sua marca.

Então percebeu que você não precisa de um grande orçamento para fazer um bom marketing para sua empresa? O segredo está no planejamento e na sua visão para o mercado, comece já e veja os benefícios que o marketing pode oferecer para o seu negócio.

Equipe Outlier Marketing.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo