Potencialize o seu negócio utilizando o WhatsApp Business: Recursos e benefícios para proprietários

Atualizado: 25 de jan. de 2021

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para pequenas empresas. Essas empresas podem usar essa ferramenta para se aproximar dos seus clientes, criando relacionamento e podendo interagir com eles.


Com o aplicativo, você pode criar um catálogo para exibir seus produtos e serviços, além de poder interagir com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

As empresas que utilizam o WhatsApp Business podem se conectar com usuários comuns do WhatsApp normalmente, pois os usuários do WhatsApp irão saber quando estarão sendo contatados por uma empresa e não por um indivíduo, o mesmo receberá um aviso que está conversando com uma conta comercial.


O WhatsApp Business também pode auxiliar empresas de médio e grande porte, oferecendo suporte ao cliente e no envio de notificações importante aos clientes (API do WhatsApp Business).


Recursos do aplicativo WhatsApp Business


1. Perfis de negócios

Para empresas que desejam ser facilmente visualizadas e descobertas pelos clientes, o Whatsapp Business permite que os usuários criem um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como endereço, horário de funcionamento ou atendimento, número de telefone, tag com a categoria do negócio, descrição da empresa, catálogo de produtos e serviços, endereço de email e link do site.


2. Ferramentas de mensagens inteligentes

Economize tempo utilizando as ferramentas de mensagens do Whatsapp. Uma das ferramentas de mensagens que acompanham o WhatsApp Business é o chatbots, são "respostas rápidas" e personalizadas. A ferramenta permite salvar e reutilizar as mensagens enviadas com frequência, para que você possa responder as perguntas comuns de maneira rápida e fácil.


Outra ferramenta importante são as "mensagens automatizadas", isso permite que as empresas deixem uma mensagem de ausência quando não for possível responder, dessa forma os clientes saberão quando receberão uma resposta.


Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar seu negócio aos clientes. Porém não basta disparar uma enorme quantidade de mensagens e esperar resultados, é preciso fazer um planejamento prévio como em qualquer outra rede social.


3. Ferramenta para organizar seu WhatsApp Business

Utilize o recurso de "etiquetas", com essa ferramenta você pode organizar seus contatos e conversas de forma que possa encontrá-las novamente com maior facilidade.


4. Estatísticas de mensagens

O recurso de estatísticas de mensagens do aplicativo permite revisar métricas e mensurar alguns dados bem relevantes para as empresas, como testes AB, mensuração, reavaliação de campanhas, estratégias, etc...


Você terá acesso a métricas importantes, como quantas das suas mensagens foram enviadas com êxito, quantas foram entregues e também quantas foram lidas.


Com essas e outras informações você pode ser mais assertivo nas suas ações, podendo com isso corrigir seu banco de dados, caso for necessário. Ou por exemplo, com a taxa de recebimento você pode saber se sua lista de clientes está atualizada, com isso você pode atualizar os números que repetidas vezes não receberam sua mensagem.


A taxa de abertura por sua vez está mais ligado a sua estratégia, pois com ela você terá uma noção da taxa de rejeição da ação.


4. WhatsApp Web

Além de usar o aplicativo para enviar e receber mensagens de clientes, você também pode enviar e receber mensagens com o WhatsApp Business no seu computador, tornando-o mais acessível para os negócios, especialmente aqueles com a equipe de suporte ao cliente.


WhatsApp Business

Não é possível usar o mesmo número nas duas versões simultaneamente, porém quem utiliza atualmente o WhatsApp normal e quiser migrar para o WhatsApp Business, pode fazer isso sem perder nenhuma conversa ou contato salvo. Porém vale lembrar que, caso queira usar a versão comum do WhatsApp após ter migrado a conta para o Business, seu histórico de conversas será perdido.


O WhatsApp Business está disponível para download naPlay Store para todos usuários do Android e naApp Store para todos usuários da versão iOS (iPhone e iPad).


Conclusão

Segundo uma pesquisa realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box. O WhatsApp permanece líder dos aplicativos de mensagem por celular, funcionando em 98% dos celulares da população brasileira (ou seja, é o app mais bem visto pelo consumidor brasileiro). O facebook messenger que vinha em queda e estava com 69% antes da pandemia, subiu para 79%. Da mesma forma que a proporção de utilização diária: que passou de 63% para 66%.


O WhatsApp é o aplicativo que os usuários mais utilizam para se comunicar com as marcas, entre os MAUs (sigla em inglês para “usuários ativos mensais” das plataforma), 76% entendem que ele é um canal adequado para tirar dúvidas com as marcas e 60% para receber suporte técnico.


Para permitir melhor comunicação entre o cliente e empresa, o Whatsapp Business conta com funcionalidades e ferramentas que visam a classificação e automatização de mensagens, além de fornecer métricas que podem contribuir para o seu negócio.


O WhatsApp Business comprovou ser uma excelente ferramenta para pequenas empresas. Pois ela veio para contribuir na comunicação da empresa, ajudando a aproximar o relacionamento da empresa com os clientes.


Gostou da Informação? Entre em contato conosco e converse com nosso time, veja como utilizar os KPIs desta ferramenta para otimizar suas campanhas na plataforma.


Equipe Outlier



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo